Essa é uma pergunta que todo mundo que inicia o cronograma capilar se faz! Não é uma tarefa fácil, mas, acreditem: o cabelo nos mostra claramente do que ele está precisando. Para reconhecer esses sinais/sintomas cabelísticos, devemos começar a prestar mais atenção nos nossos fios e saber identificar algumas características deles:

Qual o seu tipo de cabelo: Liso? Cacheado? Ondulado? Crespo? Fino? Grosso? Oleoso? Seco? Misto?

Como está o seu cabelo: Ele está quebradiço? Tem pontas duplas? Está sem brilho? Seca rápido? Perdeu o balanço? Está caindo muito? Está fino ou ralo? Está desalinhado, armado ou ressecado? 

Que tipo de químicas você fez: Progressiva? Alisamentos ou relaxamentos? Tinturas? Luzes ou mechas? 

Respondidas essas perguntas, agora você já pode começar a identificar os problemas com base nas dicas a seguir:

Cabelo embaraça com facilidade, está sem brilho, com aparência ressecada e armado.
Nesse caso as madeixas precisam de HIDRATAÇÃO!
Mate a sede do seu cabelo, abuse das hidratações! Você pode fazê-las com intervalos mínimos de 48 horas.
DICA: incremente sua máscara com seiva de babosa (aquele "gel" da folha), bepantol (ou similares) e vitaminas. O cabelo ficará macio e desembaraçado.


Cabelo apresenta frizz, está poroso, áspero, rebelde, volumoso, desalinhado, sem brilho e sem vida.
Seu cabelo precisa de NUTRIÇÃO/UMECTAÇÃO.
Forneça os lipídios necessários. Faça uma etapa de nutrição uma vez por semana ou a cada 15 dias. Mas, hidrate também (reponha água), porque a nutrição serve para selar a hidratação dentro dos fios, complementado a hidratação.
DICA: invista em umectações (com azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino, etc) e potencialize suas máscaras nutritivas com óleos. Você vai perceber os fios mais alinhados, com brilho, maciez e volume controlado.


Cabelo quebradiço, frágil, elástico, sem movimento, com pontas duplas, fino, ralo e sem brilho, principalmente após processos químicos, descolorações, etc.
Nesse estágio, os cabelos precisam de RECONSTRUÇÃO!
Reponha proteínas e aminoácidos. Sugiro seguir o cronograma para cabelos muito danificados (ver aqui), com reconstrução a cada 15 dias até o cabelo melhorar.
DICA: invista em produtos com queratina, arginina, cisteína, etc. Mas, tome cuidado com o excesso de queratina, pois ela pode deixar os fios rígidos, fazendo com que se quebrem, ok?

Agora você já sabe do que seu cabelo precisa?

Bjocas, Andressa.


Deixe um comentário