O nosso cabelo é composto em média por 90% de queratina, uma proteína composta por 21 aminoácidos em sua estrutura. O cabelo também é composto por 8% de lipídeos, água, pentoses e glicogênio (estes últimos são dois tipos de glicose [açúcar]) e ácido glutâmico (aminoácido). Os 2% restantes são compostos por minerais, como por exemplo o enxofre, zinco, magnésio, entre outros.

As características dos cabelos variam de acordo com a genética e com o grupo étnico de cada pessoa. As variações raciais e individuais é que vão determinar a forma, textura e padrão de crescimento das madeixas. De um modo geral e genérico, podem-se dividir os cabelos em 03 tipos básicos:

CABELOS LISOS: típicos de etnias orientais, mongólicas, esquimós e indígenas. Esse tipo de fio apresenta forma arredondada e distribuição de queratina uniforme.
CABELOS ONDULADOS: encontrados em diversas etnias, são mais comuns nos caucasianos. Os fios são mais ovalados, sendo que a queratina distribui-se irregularmente, concentrando-se mais em algumas partes do que em outras.
CABELOS CRESPOS: são comuns na etnia negra, possuindo formato achatado e distribuição irregular de queratina, além de ter as cutículas mais abertas.

 

O povo brasileiro, conhecido mundialmente pela sua miscigenação, possui vários tipos de fios, que vão muito além dessa classificação básica. Olha só:


CABELO TIPO 1: totalmente liso, sem ondulações. Naturalmente sedoso, pois a oleosidade se distribui igualmente por toda a extensão do fio. Entretanto, requer cuidados como uso de protetor térmico antes de modelá-lo.

CABELO 2A: quase liso, fino, possui fios em formato de S, porém suave. É fácil de modelar e geralmente é pouco volumoso, por isso necessita de produtos leves, para não pesar.
CABELO 2B: suas mechas formam um S perfeito, tendem a ter frizz e não é tão fácil de modelar quanto o 2A. Uma dica para esse tipo de fio é usar finalizadores anti-frizz.
CABELO 2C: possui ondas mais intensas e menos espaçadas, formando cachos soltos. Possui frizz, é um pouco mais volumoso e grosso, e mais difícil de modelar. Se amassado pega forma com facilidade, formando cachos definidos.

CABELO 3A: possui cachos soltos, daqueles de babyliss, largos e regulares. São brilhantes, seguram bem uma escova, mas exigem hidratações mais frequentes e uso de shampoos sem sulfato.
CABELO 3B: mais encaracolado que o 3A, de cachinhos mais estreitos, bem definidos e regulares. Costumam ser mais secos, já que quanto mais espiralado o fio, mais dificuldade a oleosidade tem de chegar as pontas dos cabelos. Necessitam de hidratações mais regulares e uso de produtos com potente controle do frizz.
CABELO 3C: possui cachos super apertados, bem fechadinhos e estreitos, são finos e frágeis. A hidratação aqui já é constante, pois esses fios são secos e possuem frizz.
O ideal para os cabelos cacheados é penteá-los quando úmidos, após uso do creme de pentear. Não penteie o cabelo seco! Arma o cabelo e favorece a quebra ;D

CABELO 4A: é macio, possui cachinhos hiper mega estreitos, tipo molinha, bem definidos. Por ser mais seco que os aqui já citados, hidratação nunca é demais e deve-se usar sempre shampoos sem sulfato e hidratantes, além de máscaras potentes.
CABELO 4B: seco, possui formato zigue-zague (Z), pouco definido. Hidratação também não é demais, necessita de produtos bem concentrados e com alto poder umectante.
CABELO 4C: também é seco e em formato de Z (zigue-zague), porém alterna com áreas quase sem definição. Exige cuidados extras na hidratação e uso de shampoo sem sulfato. Não esqueça que esse tipo de fio exige uso de produtos mais potentes e hidratações frequentes. De um modo geral, as umectações são ótimas para o tipo 4 de cabelo, pois ajudam a selar a umidade nos fios e combate o frizz tão indesejado.

Meu tipo de fio é o 4C, haha. Alterna entre o zigue-zague e algumas partes do fio não tem definição alguma, além de ser um fio grosso. Graças a dificuldade em cuidar dele ao natural (embaraça mto e é mega hiper volumoso), optei por fazer progressiva, pois é assim que me sinto melhor com a minha cabeleira.
Agora me contem: qual o tipo de fio de vocês?


Deixe um comentário