A porosidade capilar é um problema que perturba muita gente, e me persegue há tempos. Vamos combinar né amoras: ninguém merece ficar com o cabelo arrepiado, áspero, espigado, opaco, volumoso e cheio de rebeldia!

A porosidade do fio é determinada pelo estado de sobreposição das cutículas do cabelo, isso porque as cutículas são barreiras protetoras do cabelo contra agentes físicos e químicos. O nível de sobreposição dessas cutículas é que vai regular a capacidade de absorção de nutrientes e umidade do fio: se elas estiverem muito juntas e fechadas, o cabelo absorve menos nutrientes; agora se as cutículas estiverem muito afastadas e abertas, aí maior vai ser a absorção, sendo que, se essas cutículas permanecerem abertas, o cabelo perde umidade mais rápido.

O ideal é que haja uma harmonia: cutículas nem muito abertas, nem muito fechadas e sim, equilibradas ou normais. Sendo assim, existem 03 graus de porosidade: Elevada, Normal e Baixa.



POROSIDADE ELEVADA

A porosidade elevada pode ser genética, ou causada por fatores externos, como vento, sol, mar, cloro, calor excessivo (uso do secador e chapinha), poluição, uso de shampoos muito abrasivos (deixam o cabelo com pH alcalino, e consequentemente, com as cutículas mais abertas), tinturas, descolorações, alisamentos, etc.

Cabelos nesse estado absorvem umidade, nutrientes e processos químicos (alisamentos e tinturas) de forma mais rápida e intensa, e os perdem com a mesma rapidez e intensidade, pois, como as cutículas estão muito abertas, não conseguem fixar os nutrientes nos fios, deixando-os danificados. Isso leva a cabeleira ao ressecamento extremo, perda do brilho, aparência espigada, aspereza, volume excessivo e frizz. Os cabelos tingidos desbotam mais rápido.

TRATAMENTO

- Use shampoos  cremosos, hidratantes e sem sulfato.
- Hidrate os cabelos com frequência, usando produtos com pH baixo (ácido), pois ele sela a cutícula dos fios.
- Vinagre de maçã é um excelente acidificante!
- Faça umectações com óleos 100% vegetais, já que esse processo ajuda a manter a hidratação nos fios por mais tempo e forma uma camada protetora.
- Mel também é uma boa opção para regenerar os fios, além de ser ótimo hidratante.
- Use sempre leave-in com proteção térmica e solar.


POROSIDADE BAIXA

Fios com esse tipo de porosidade dificultam a entrada de nutrientes e água, já que nesse caso, as cutículas estão muito fechadas. São mais difíceis de tratar, resistentes a colorações e químicas. Geralmente é brilhoso, mas pode estar carente de nutrientes e hidratação.

TRATAMENTO

- Evite produtos com pH baixo. Prefira os com pH neutro.
- Utilize fontes de calor (toucas plásticas ou de alumínio) enquanto usar máscaras hidratantes, para estimular a abertura das cutículas.
- Hidrate o cabelo com frequência.


POROSIDADE NORMAL

Nesse caso, o nível de porosidade está equilibrado, e o cabelo não precisa de tratamentos específicos, apenas de hidratações semanais.


É isso amoras, espero que vocês gostem e tenha ajudado!
Farei um post sobre testes de porosidade em breve.

Bjocas :D, 
Andressa.



Deixe um comentário